Manual do Locatário

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1. Seja bem-vindo

A partir de agora inicia-se uma nova história. A Lello sabe da importância desse momento para você. É um momento de mudanças, novas perspectivas e realizações.

Para que sua nova experiência seja ainda mais positiva, tranquila e duradoura, elaboramos este guia, que vai facilitar o seu acesso às informações e deveres mais importantes, que já estão descritas em seu Contrato de Locação.

Mantenha em mãoes e consulte este guia sempre que precisar. As informações estão resumidas, mas caso tenha alguma dúvida agora, ou em qualquer momento de sua locação, fale conosco.

Estaremos sempre aqui Jogando Junto com você para facilitar, assegurar e cuidar da sua locação.

2. Energia, água e gás

Conforme previsto em seu Contrato de Locação, lembramos que o pedido de religação e a transferência da titularidade das contas de consumo para o seu nome (junto às concessionárias de energia, água e gás) é de sua responsabilidade.

enel
0800 77 72120
Sabesp
0800 011 9911
comgas
0800 110 197
Importante
  • 1. Em seu CPF não poderá constar pendências financeiras de qualquer outro imóvel junto às concessionárias;
  • 2. Não é permitida a transferência de titularidade ou nova ligação em nome de terceiros;
  • 3. Após a transferência envie, dentro do prazo de 30 dias, cópia da 1ª conta emitida em seu nome ao seu Consultor(a) de Relacionamento Lello.

3. Vistoria e ocupação do imóvel

Vistoria inicial do Imóvel

Ao receber suas chaves, confira o estado de conservação do imóvel com o Relatório de Vistoria Inicial disponível no site da Lello, utilizando sua senha provisória informada. Caso haja qualquer divergência, avise-nos em até 10 (dez) dias úteis.

Ocupação de Apartamentos ou Conjuntos Comerciais

Retire o seu Regulamento Interno
Para sua segurança, atente-se às regras estabelecidas na convenção, no regulamento interno e nas decisões das assembleias gerais do condomínio. Para obter esses documentos, veja com a sua Administradora de Condomínios ou com o síndico do seu prédio.

Mudança e Entrega de Móveis
Para evitar transtornos e penalidades, antes de agendar sua mudança, verifique o Regulamento Interno do prédio. Informe-se quanto as datas, horários e procedimentos.

Na ocupação do imóvel, confira os seguintes itens:
  • Para sua segurança, efetue a troca dos segredos das fechaduras de acesso ao imóvel;
  • pipe
    Teste os registros de água, gás e ligue a chave geral de energia;
  • Teste todas as torneiras, chuveiros, tomadas, descargas e demais acessórios;
  • Verifique a voltagem da rede elétrica do imóvel e de seus aparelhos.
    Verifique a voltagem da rede elétrica do imóvel e de seus aparelhos.

4. Manutenção

Cuide do imóvel locado como se fosse seu!

Qualquer problema, comunique imediatamente, via e-mail, ao seu Consultor de Relacionamento Lello, isso irá demonstrar o seu cuidado em levar o fato ao conhecimento do proprietário do imóvel, evitando que o problema se agrave e que você seja responsabilizado.

Dicas de Conservação do Imóvel
  • Caixa dagua
    Mantenha a caixa d'água tampada e limpa.
  • Calha
    Limpe as calhas do imóvel periodicamente.
  • desentupidor
    A qualquer sinal de irregularidade, providencie o desentupimento dos ralos, vasos, pias, sanitários, caixa de gordura e esgoto.
  • telha
    Evite o acesso de terceiros ao telhado, a fim de preservar o estado das telhas e evitar acidentes.
  • agua
    Evite molhar as portas de madeira dos banheiros, cozinha, área de serviço, de maneira que elas fiquem conservadas e em bom estado.
  • Calçada

    A conservação, reforma e manutenção das calçadas cabem também a você, locatário (para imóvel comercial e residencial).
    Decreto nº 52.903, de 6 de janeiro de 2012;

  • reforma
    Nenhuma modificação interna ou externa poderá ser realizada no imóvel sem o consentimento prévio do proprietário.

5. Pagamento de Aluguel

É importante que você fique atento(a) à data de vencimento do seu aluguel. Mensalmente, você receberá seus boletos: por E-mail e por SMS.

Para sua segurança e evitar fraudes, retire você mesmo a sua 2ª via, acessando a área do cliente no nosso site ou utilizado o nosso Aplicativo “2ª Via de Boleto”. Aproveite e baixe-o agora mesmo, ele está disponível na sua loja de aplicativos.

Dúvidas Frequentes

IPTU e Condomínios

Os valores de IPTU e Condomínio serão cobrados em um único boleto, junto com o aluguel.

Informe de Rendimentos - DIRF

Caso seja lançado em seu boleto o desconto referente à retenção de Imposto de Renda, não esqueça de efetuar o pagamento da DARF e no início do ano seguinte, encaminhe o comprovante ao seu Consultor de Relacionamento (art. 941/965 - Decreto 3000/199-RIR)

CUIDADO COM O GOLPE DO BOLETO

Ao receber seu boleto de aluguel, verifique com cuidado e veja no modelo abaixo as conferências que você deve fazer, mensalmente. Essa conferência vai te ajudar a identificar a fraude.

Boleto

1. Codigo do Banco: Título do Banco Bradesco sempre começa com 237.

2. Agência: O código da agência tem que ser 3393, exceto o código.

3. Código Cedente: Também conhecido como conta-corrente. Deve ser igual 56.000, exceto código.

4. Valor do Documento: Deve ser igual ao valor do campo Valor Documento, logo abaixo do boleto sem a vírgula e com zeros a esquerda.

5. Beneficiário O mais importante, antes de pagar o boleto no site de seu banco, certifique-se de que o nome do beneficiário que apareça é Lello Locação e Vendas Ltda sobre o Cnpj.

6. Seguro Incêndio

Em caso de sinistro, entre em contato direto com a corretora do seu seguro e não esqueça de identificar-se como um locatário da Lello Imóveis.

Atendimento 24 horas - fone: (11) 3226-9624

7. Desocupação do Imóvel

Confira na íntegra nossas orientações para a devolução do imóvel em nosso site. Vá até o rodapé da página, na área Acesso Rápido acesse o link Devolução do Imóvel ou clique aqui.

8. Telefones Úteis

Corpo de bombeiros193193
Defesa Civil199199
Disque Denúncia181181
Liquigás0800 775 47840800 775 4784
Polícia Militar190190
PSIU (Programa de Silêncio Urbano)156156
Ultragaz4003-01234003-0123
Sabesp195195
Semasa - Saneamento Ambiental (Santo André)115115
Sanasa (Campinas)0800 772 11950800 772 1195
DAE (Jundiaí)4589-13004589-1300
CPFL (Campinas)0800 010 10 100800 010 10 10
enel0800 72 72 1960800 72 72 196
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9. Lojas de Atendimento

QUalquer dúvida, entre em contato com o(a) seu(sua) Consultor(a) de Relacionamento.

Horários de Atendimento da Lello:
De segunda à sexta-feira das 8h30 às 18h

Para informações sobre endereços e telefones, clique aqui.